Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2010

O sr. Raja Mohan, um senhor que, sem dúvida nenhuma, usa bigode, escreveu no Indian Express de há uns tempos um artigo curioso. Ó leitor, com curioso parece logo óbvio que o que eu estou realmente a dizer é disparatado. E, neste caso, o que parece é.

Defende o sr. Raja Mohan que seja a Índia a comandar os destinos da Commonwealth, uma das mais antigas, se não mesmo a mais antiga, organização internacional com um objectivo de cooperação. Em economês dá-se-lhe o nome de zona de preferências aduaneiras. Eu não gosto muito da palavra «aduaneira», mas o leitor tem a minha permissão para a usar a seu bel-prazer.
A ideia é, a meu ver, tola por vários motivos. O primeiro motivo é histórico – pouco persuasivo, portanto – e prende-se com o facto de a Commonwealth ser uma produção britânica e ter resultado bastante bem até agora (o leitor já reparou que de todos os impérios coloniais, o inglês foi aquele que produziu mais frutos após a desagregação?). O segundo motivo prende-se mais com a questão política em si. Não é que eu seja um eurófilo ou coisa parecida, leitor. Apenas me deixa apreensivo a ideia de uma organização que une países que, no seu conjunto, representam cerca de 15% da riqueza mundial, seja liderada por um país onde os direitos humanos ainda não são propriamente uma coisa bem vista, digamos assim, e que, bem vistas as coisas, é um país que apenas há pouco mais de cinquenta anos se tornou independente depois de uns quantos séculos de domínio estrangeiro. Digamos que não terá, certamente, uma organização política muito estável, o que levará a que países como o Canadá ou a Austrália não lhe dêem muito crédito nesta matéria. Mas isto é só a gente a falar.
De qualquer modo, o bigode do sr. Raja Mohan, bem como o resto todo, podem continuar a tentar brincadeiras destas. O patriotismo exacerbado ainda não é proibido por aqueles lados e, bem vistas as coisas, “isto” anda de tal maneira que, calhando, a coisa ainda pega.


# Tiago Moreira Ramalho às 15:32 | | comentar

autoria
Tiago Moreira Ramalho

twitter
arquivo do blogue

Fevereiro 2013

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

subscrever feeds

 FeedBurner